Escritório de Advogados

Lisboa, 2010

O objectivo de adaptar uma fracção pombalina a escritório, bem como a paixão por parte do cliente pela Arte Contemporânea, levou-nos a assumir uma intervenção arquitectónica que se afasta literalmente da linguagem clássica associada a um escritório de advogados, e se aproxima da imaculadamente branca galeria de arte.

Toda a intervenção procurou valorizar elementos arquitectónicos que compunham originalmente o apartamento. Para que os tectos trabalhados das salas principais fossem conservados, não houve nenhuma demolição de paredes existentes, nem de portas ou ligações entre espaços, adaptando-se, pelo contrário, o programa ao existente. As despensas e a sala interior deram lugar aos arquivos, a cozinha à copa, a sala nobre à sala de reuniões principal.

Seguindo o pressuposto de retirar o carácter habitacional do espaço, foi aplicada na instalação sanitária uma grande tela translúcida que oculta a banheira e trabalha como parede de luz. A recepção foi desenhada por um grande módulo de secretária que marca presença no branco dominante.

A cor atribuída a todo o espaço, pavimento, tectos e paredes, confere-lhe um carácter ambíguo e inovador: um feliz coabitar da Arte Contemporânea com o Direito.

Street & Guerreiro, Lda

Rua João Saraiva
nº 28A, 3º Frente
1700-250 Lisboa | Portugal
info@coma.com.pt
+351 218 480 723

Siga-nos no facebook